Já ouviu falar de Saint Augustine?

Vladimir NeivaPosted by

Por Vladimir Neiva

Visitar Saint Augustine é uma experiência que combina riqueza histórica, arquitetura e um ambiente vibrante. Fundada em 1565, Saint Augustine é uma cidade da Flórida, sede do condado de St.Johns, berço do catolicismo na América do Norte. É a cidade mais antiga continuamente habitada por europeus nos Estados Unidos, e cada canto de suas ruas de paralelepípedos conta uma história fascinante. Sem adentrar em explicações sobre suas origens, passo direto para a sugestão de um roteiro turístico, que julgo ser perfeito, para se conhecer a cidade. De cara, eu começaria pelo imponente Castillo de San Marcos, um forte construído pelos espanhóis para proteger a cidade contra invasões. Suas paredes de pedra têm resistido ao teste do tempo e oferecem vistas deslumbrantes da baía de Matanzas. Depois, o programa obrigatório seria uma bela caminhada pela St. George Street, uma via exclusiva para pedestres, cheia de lojas pitorescas, cafés e museus que atraem sua curiosidade. É um ótimo lugar para fazer as tradicionais comprinhas de souvenirs e experimentar as delícias da gastronomia local.

Não se pode deixar de recomendar a visita à Mission Nombre de Dios, onde você encontrará a Grande Cruz de Ferro, um símbolo da fé cristã que marcou o início da presença europeia na América. Esta missão é um dos locais mais sagrados da cidade, e por isso um ambiente tranquilo para reflexão e oração. Por falar em fé, vale participar de uma missa (melhor aos domingos ) na histórica Cathedral Basilica of St. Augustine, um marco arquitetônico com vitrais vibrantes e detalhes barrocos.

Quando a fome bater na hora do almoço, sugiro uma parada no Columbia Restaurant, famoso por sua culinária espanhola autêntica. A paella é um prato imperdível. Já na parte da tarde, a dica é se dedicar a um passeio pelo Flagler College, um exemplo da arquitetura espanhola renascentista, para depois emendar com uma visita ao Lightner Museum, que abriga uma coleção eclética de arte e antiguidades. Conclua seu dia com um passeio de carruagem ao pôr do sol ou um cruzeiro pela baía, apreciando as vistas panorâmicas enquanto o sol se põe sobre esta cidade histórica. Saint Augustine, com sua rica herança e beleza atemporal, pode parecer apenas uma pequena cidade escondida da América, mas possui lá seus atrativos e a garantia de bons momentos para quem aprecia “turistar”.

PS: Como fui parar em Saint Augustine? Viajei com minha mãe e minha esposa para rever um primo querido, brasileiro, que trabalha com transporte de veículos na região. Católico fervoroso, empreendedor, companheiro bem-humorado, ele conhece Saint Augustine como a palma da mão e me levou para esse tour exclusivo pelos atrativos locais.

Vladimir Neiva é empresário do setor editorial de João Pessoa-PB.