Por Vladimir Neiva
Como prometido na parte 1 deste artigo, passamos, então, direto para os dois filmes:
- “Divertida Mente” (Filme): Este filme animado, lançado em 2015 no Brasil, explora a complexidade das emoções humanas de maneira brilhante. Sem dúvida, é um dos clássicos animados da Disney! Extrapolando para o mundo empresarial o contexto original do filme, fica muito claro como é crucial reconhecer e gerenciar as diferentes emoções no ambiente de trabalho para manter a motivação e o bem-estar da equipe.
- “À Procura da Felicidade” (Filme): Este filme, baseado em uma história real, mostra a jornada de um pai solteiro enfrentando enormes desafios para construir uma vida melhor para si e seu filho. Os atores Will Smith e seu filho Jaden Smith dão um showzaço de interpretação na tela. O drama ilustra a importância da resiliência e da determinação, qualidades que sempre me empenhei em incutir na equipe, especialmente quando enfrentamos desafios no competitivo mercado gráfico.
Essas obras me mostraram que as soft skills, como empatia, comunicação eficaz, resiliência e gestão emocional, são tão importantes quanto as habilidades técnicas no setor gráfico. Um equipamento pode ser substituído, mas a habilidade de entender e motivar as pessoas é insubstituível. Liderar com inteligência emocional não é apenas sobre ser um bom chefe, mas sobre ser um bom ser humano. E isso, no fim das contas, faz toda a diferença.
Vladimir Neiva é empresário do setor editorial de João Pessoa-PB.